Existem diferentes formas de se operar no Comércio Exterior. Uma delas é importar via Trading Company.
Mas este tipo de importação sempre é repleto de muitas dúvidas sobre como a operação funciona na prática.
Por isso, estes detalhes de como esta operação funciona e as vantagens de utilizá-la é o que você irá encontrar no texto abaixo.
O que é uma Importação via Trading Company?
Trading Company é uma empresa especializada em operações de Comércio Exterior. Os serviços que ela presta estão amparados pelo Decreto-Lei nº 1.248/72.
Por ser especialista em comércio exterior, este tipo de empresa oferece uma gama imensa de serviços. E, de acordo com a negociação, há uma quantidade maior ou menor de serviços que podem ser oferecidos por este tipo de empresa ao seu cliente.
De fato, a Trading Company possui profissionais capacitados e com experiência para oferecer as melhores soluções aos seus parceiros.
Entre elas, está a orientação para efetuar o registro de exportador ou importador perante a Receita Federal do Brasil (RFB), ou seja, a habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).
Outro destes serviços é a opção importar via Trading – que é o foco deste conteúdo.
Quais são as principais vantagens de importar via Trading Company?
Lidar com a extensa burocracia e os diversos procedimentos que envolvem o Comércio Exterior nem sempre é fácil.
Por isso, optar por utilizar os serviços de uma Trading Company pode ser uma boa opção para quem busca redução de tempo e de custos nas suas operações.
Ao realizar uma Importação via Trading sua empresa poderá contar com inúmeras vantagens. Veja alguma delas a seguir:
Experiência em Comércio Exterior e negociação
A primeira grande vantagem que este tipo de operação pode trazer é contar com os serviços de uma empresa especializada em Comércio Exterior.
Em um mercado tão cheio de diferentes regras e regulamentações, contar com a experiência da Trading Company pode fazer toda a diferença em um processo.
Certamente são empresas habituadas a efetuar os diferentes procedimentos necessários a um processo de importação.
Outro diferencial é que ela conta com profissionais sempre atentos e atualizados às constantes mudanças que ocorrem na legislação e na tributação que envolve este tipo de operação.
Então, ao optar por realizar uma Importação via Trading. você evitará o custo da inexperiência (que pode ser bem alto!). Isso porque não saber como proceder pode levar a uma série de outros custos desnecessários e inesperados.
Essa experiência é ainda mais vantajosa se o produto a ser importado envolve uma regulamentação mais rígida, a exemplo de alimentos, medicamentos e outros produtos regulados.
Além disso, considerando o grande fluxo de processos que estas empresas operam, resulta em maior capacidade de negociar custos, tais como frete e armazenagem, com os prestadores destes serviços. Em resumo, mesmo que sua empresa seja inexperiente no Comércio Exterior, ao importar via Trading Company ela estará bem assessorada e poderá evitar erros, e isso significa estar menos sujeito à aplicação de multas e outras penalidades por parte da Receita Federal.
Capacidade financeira
As Tradings também podem oferecer formas facilitadas de acesso a financiamentos e outros benefícios que auxiliam a organizar melhor o fluxo de caixa de sua empresa, o que possibilita um melhor gerenciamento de sua capacidade financeira, bem como em uma maior organização financeira e tributária, e maior previsibilidade nos custos da operação.
Especialidade na gestão de processos
Por terem experiência na área e atuarem com clientes de diversos segmentos, trading companies possuem um sistema de gestão de processos que possibilita o melhor controle sobre todos os passos da importação.
Isso permite com que consigam auxiliar seus clientes com os prazos e informações necessários para que toda a importação ocorra da melhor forma possível. Assim, sua empresa pode ter um processo de importação com custos e prazos o mais próximo possível dentro do planejado, sempre levando em consideração que este é um mercado volátil e sujeito a oscilações.
Benefícios fiscais
Outra vantagem que as Trading Companies oferecem, é o acesso a benefícios fiscais. Com eles é possível postergar ou mesmo reduzir as alíquotas de impostos devidos, por exemplo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Além de reduzir o custo efetivo de uma importação, ainda pode servir para auxiliar na organização do fluxo financeiro de sua empresa.
Consulta fiscal
Só quem trabalha com Comércio Exterior sabe a importância deste assunto. Qualquer erro nesta parte pode comprometer tanto o andamento quanto os custos de qualquer processo de importação.
E as Tradings podem prestar um serviço de assessoria neste tipo de consulta, ajudando a sua empresa a encontrar a correta classificação fiscal dos produtos que você pretende importar.
Esse cuidado é especialmente necessário para produtos que estão sendo negociados pela primeira vez.
Como importar via Trading Company?
Agora ciente das vantagens citadas acima, você deve estar se perguntando: mas, afinal, como realizar uma Importação via Trading?
Isso é o que você verá a seguir.
Principais passos
Primeiro você precisa escolher com qual empresa parceira deseja começar a trabalhar.
Nesta escolha você deve levar em consideração o perfil da empresa e o tipo de produto com os quais ela já trabalha.
Além disso, é necessário avaliar o tempo de mercado da empresa e o tipo de importação que ela está preparada para realizar.
Depois, usualmente, deve ser assinado um contrato. Sobretudo porque este contrato vai estabelecer os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas.
Aqui vale um alerta importante. Mesmo ao importar via Trading, é fundamental que ambas as empresas possuam registro no RADAR da Receita Federal e que este esteja válido.
Vencida esta parte burocrática, os processos já poderão ser realizados por intermédio da Trading Company.
Quer importar via Trading? Conte com o Grupo Level
Realizar uma Importação via Trading pode ser muito vantajoso. É claro que, para isso, você deve optar por parceiros que tenham experiência no mercado e que possam atender adequadamente as necessidades de sua empresa.
Para facilitar seus processos você pode contar com o Grupo Level. Somos uma empresa com experiência no Comércio Exterior e oferecemos aos nossos clientes serviços customizados de comércio internacional, além de redução das alíquotas de impostos devidos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Unimos conhecimento e experiência em Comércio Exterior com a customização para atender as suas demandas específicas. Acesse nosso site e conheça todos os serviços que disponibilizamos a você.