Benefícios fiscais de importação em Santa Catarina

Confira quais são os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina e quais vantagens o estado oferece aos seus importadores.

Você sabe quais são os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina?

Os benefícios – ou incentivos – fiscais, no geral, são medidas que promovem uma redução dos tributos recolhidos pelo Estado, ao passo que fomentam as importações.

Isso acontece com o intuito de atrair novos investimentos e, consequentemente, aumentar a geração de emprego e de renda na região.

No Brasil existem benefícios fiscais aplicados nacionalmente, ou seja, independentemente da entidade federativa que está registrando a importação, o benefício poderá ser utilizado.

Contudo, alguns incentivos são estaduais e requerem que a importação seja realizada por uma zona alfandegária daquele estado específico.

Nesse sentido, hoje veremos quais são os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina, analisando as vantagens que o estado oferece aos seus importadores.

O que são benefícios fiscais de importação?

Antes de mais nada, precisamos entender melhor o que são os benefícios fiscais de importação.

O Estado enquanto entidade, nacional ou estadual, está constantemente buscando atrair e manter empresas em seu território. Afinal, elas geram emprego e renda e, como resultado, aceleram o desenvolvimento econômico.

Porém, no caso do Brasil, a carga tributária aplicada às empresas é grande. Não à toa diz-se que as importações sofrem o chamado “custo Brasil”.

Dessa forma, para amenizar, a União e os estados federativos aplicam os benefícios fiscais.

Eles visam incentivar o comércio exterior do país e a instalação de empresas ao diminuir – em alguns casos até extinguir – parte dessa carga tributária.

Por conseguinte, os entraves à importação são menores e os produtos das empresas se tornam mais competitivos no mercado.

Contudo, precisamos fazer uma pequena diferenciação: existem três tipos de incentivos que diminuem os tributos dos importadores sem prejudicar a arrecadação pública. São eles:

  • Diferimento: permite postergar uma parcela do pagamento da alíquota, ou seja, o importador poderá pagar parte dela no futuro;
  • Crédito presumido: reduz os tributos incidentes sobre o valor da operação, com uma quantia descontada do valor total do imposto; e
  • Isenção: como o nome sugere, esse tipo de benefício fiscal isenta o importador de pagar uma parte ou a totalidade do tributo.

O que é Tratamento Tributário Diferenciado na Importação (TTD)?

Agora que sabemos o que são os benefícios fiscais, podemos analisar quais os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina.

O principal incentivo aplicado no estado é o Tratamento Tributário Diferenciado, ou simplesmente TTD. Ele incide sobretudo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um imposto estadual.

A título de embasamento, em Santa Catarina esses incentivos são regulamentados pelas leis estaduais:

Assim, os TTDs aplicados no Estados são: 77, 409, 410 e 411.

Comecemos pelo TTD 77 que é destinado à indústria. Quando ele é aplicado, matérias-primas e materiais utilizados na fabricação de embalagens, por exemplo, têm ICMS diferido.

A segunda opção para empresas do estado que importam produtos para revenda é o TTD 409.

Uma vez que os produtos são revendidos, a incidência do ICMS não se dá no momento da importação, mas sim na revenda.

Além disso, a alíquota varia entre 0,6% e 2,6%, o que é até 6 vezes menor que a de costume, de 17%.

Em terceiro lugar, o TTD 410 possibilita que a antecipação do tributo no Desembaraço Aduaneiro seja dispensada. Com efeito, isso agiliza a liberação da Declaração de Importação (DI).

No entanto, importante notar que a empresa deverá já ter utilizado o TTD 409 para poder usufruir do TTD 410.

Para finalizar, o TTD 411 é o único que exige o pagamento de garantias para ser utilizado.

Como usufruir dos benefícios fiscais de importação em Santa Catarina

Logo após entendermos o que são e quais são os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina, vamos ver como eles podem ser utilizados.

Veremos os casos da Importação Por Conta e Ordem e da Importação Por Encomenda, ambos serviços oferecidos pelo Grupo Level.

Importação Por Conta e Ordem

Dizemos que uma importação é realizada por Conta e Ordem quando uma empresa utiliza os serviços de uma Trading Company. Em resumo, a Trading Company importa em nome da empresa contratante.

Ademais, para entender esse tipo de importação, precisamos analisar alguns conceitos:

  • Trading Company: empresa especializada em comércio exterior que presta serviços de operações de importação e exportação a outras empresas;
  • Consignee: importador da mercadoria, nesse caso a própria Trading Company; e
  • Notify: adquirente da mercadoria, ou seja, a empresa que contrata e utiliza os serviços prestados pela Trading Company.

Esse tipo de operação é regulamentada e permitida pela Receita Federal do Brasil (RFB), que por sua vez estabelece algumas regras e exigências para que ela ocorra. São elas:

  • As duas empresas, Trading Company e Adquirente, obrigatoriamente precisam possuir o RADAR (Registo e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) válido e ativo; e
  • Ambas as empresas precisam estar em dia com suas devidas obrigações perante a RFB.

Também é comum que as empresas assinem um contrato de prestação de serviços com a finalidade de definir os direitos e deveres de cada parte.

A Importação por Conta e Ordem é uma ótima opção para as empresas que desejam ter uma assessoria especializada no momento da importação.

Em virtude de atuarem em diversas operações, as Tradings possuem experiência e conhecimento aprofundado que facilitam o trabalho da empresa Adquirente.

Dessa forma, o processo de importação se torna mais ágil e confiável, com menor exposição a riscos.

Além disso, os custos são menores, pois as Tradings auxiliam na utilização dos benefícios fiscais e possibilitam maior agilidade na liberação das mercadorias.

O Grupo Level produziu um conteúdo exclusivo com todos os detalhes sobre Importação por Conta Ordem, disponível aqui.

Importação Por Encomenda

Por fim, outra forma de utilizar os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina é por meio da Importação Por Encomenda.

Seu conceito, em si, é bem similar ao de Importação Por Conta e Ordem.

Enquanto na primeira uma pessoa jurídica é contratada para cuidar da operação de importação, na Importação Por Encomenda a pessoa jurídica inclusive realiza o Despacho Aduaneiro.

Ou seja, a responsabilidade da Trading Company, empresa contratada, não acaba após as negociações. Pelo contrário, é ela quem realiza o pagamento de impostos e nacionaliza os bens importados, em nome da contratante.

Porém, não se pode ocultar quem é o real adquirente da mercadoria.

De maneira idêntica à Importação Por Conta e Ordem, esse tipo também é legal e está previsto pela RFB. No caso da Importação Por Encomenda, os requisitos são:

  • Ambas as empresas devem possuir habilitação no SISCOMEX, o sistema da RFB de comércio exterior;
  • Os recursos utilizados na importação devem ser próprios da empresa contratante; e
  • Deve constar na DI os dados da empresa contratante do serviço de Importação Por Encomenda.

Aproveite os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina com o Grupo Level

Pois então, você sabia quais eram os benefícios fiscais de importação em Santa Catarina que podem ser aproveitados pela sua empresa?

Sabia que o Grupo Level pode ajudar você a aproveitá-los na Importação Por Conta e Ordem e Por Encomenda?

Oferecemos soluções em comércio exterior, atuando com confiança, transparência, segurança e qualidade. Nossa atuação busca a simplicidade e excelência.

Temos mais de 40 anos de experiência em comércio exterior e realizamos mais de 3.000 processos de importação por ano.

Entre em contato com nossa equipe para receber uma simulação e conte conosco para fazer sua empresa crescer.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes