Centro de Distribuição: o que é e quais as vantagens?

Vantagens de contratar os serviços de um Centro de Distribuição para operacionalizar os seus processos de comércio exterior.

Tão importante quanto prover o transporte internacional de uma mercadoria é distribuí-la de forma estratégica. Se você ainda não tem certeza sobre as vantagens de contratar um Centro de Distribuição para operacionalizar os seus processos de comércio exterior, lhe convidamos para ler este conteúdo.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa temática. Boa leitura!

O que é um Centro de Distribuição?

Centro de Distribuição, popularmente conhecido como CD, é um local específico para armazenamento e despacho de cargas em geral. 

Sua localização geográfica é de extrema relevância, pois o objetivo de um local como esse é oferecer eficiência logística para seus clientes, que são empresas sem espaço físico suficiente para manter um CD próprio.

Como você já deve saber, a logística internacional é uma área complexa, que envolve as mais variadas atividades operacionais inerentes aos processos de exportação e importação, desde o transporte da mercadoria, passando pela liberação aduaneira e armazenagem, até a distribuição.

Diante dessa máxima, podemos concluir que o Centro de Distribuição desempenha um papel estratégico para empresas que atuam no comércio exterior.

Serviços disponíveis no Centro de Distribuição

Se partirmos do princípio que a logística internacional trabalha com o propósito de entregar a melhor qualidade de serviço com o menor custo possível, um Centro de Distribuição deve contar com extensa área física capaz de armazenar grandes volumes.

Além disso, é primordial que o CD conte com profissionais especializados para a execução dos serviços. De nada adianta a posse de uma excelente estrutura física se o serviço não for prestado de maneira ágil e ao mesmo tempo cuidadosa.

Em outras palavras, uma equipe zelosa e devidamente habilitada a utilizar equipamentos como empilhadeiras, guindastes e porta-pallets é a chave do sucesso de um CD.

Veja, abaixo, os principais serviços oferecidos por um Centro de Distribuição.

Recebimento de produtos

O ato de recepcionar mercadorias pode parecer simples, mas é uma das atividades mais importantes, pois a equipe precisa estar disponível para providenciar o descarregamento dos produtos e sempre alerta às docas, que são terminais exclusivos para carga e descarga de caminhões de grande porte.

Para o bom andamento de todas as atividades operacionais, a monitoria de docas é essencial, visto que um veículo de carga impossibilitado de descarga é responsável por atrasos no processo logístico como um todo.

Nesse sentido, o agendamento de descarga de veículos se faz necessário para evitar que eles fiquem ociosos por muito tempo.

Movimentação de mercadorias

Uma vez descarregadas, as mercadorias serão organizadas de acordo com as instruções enviadas pelo cliente.

Antes de movimentá-las é preciso conferir item por item de acordo com a ordem de compra ou Nota Fiscal de transporte que as acompanha com o objetivo de garantir que todo o material carregado será descarregado e, assim, evitar problemas relacionados ao extravio de produtos.

Armazenamento

Como o próprio nome sugere, um Centro de Distribuição foi feito para distribuir mercadorias, logo, a finalidade de um CD não é mantê-las armazenadas por muito tempo.

Salientamos que a aplicação de métodos de endereçamento logístico são muito bem-vindos para facilitar a localização das cargas quando elas precisarem ser expedidas.

Separação

Esse serviço requer máxima atenção da equipe envolvida. Apesar de existirem técnicas avançadas de localização de produtos, a separação é feita de forma manual. Portanto, características como tamanho e volume dos produtos também devem ser checadas no momento da separação.

Expedição

A equipe que trabalha na expedição precisa saber lidar com pressão, pois esse é um dos serviços que mais gera urgência, visto que é o momento que antecede ao carregamento da mercadoria para ser distribuída ao local designado pelo cliente que contratou o serviço do Centro de Distribuição.

A embalagem externa bem como a paletização ocorre no momento da expedição da mercadoria, assim como as devidas rotulagens com alertas para produtos nocivos ou frágeis, por exemplo.

É importante salientar que o momento de expedição é marcado pela emissão da NF, já que os produtos serão carregados nos caminhões e só poderão seguir viagem acompanhados de uma Nota Fiscal de transporte.

Vantagens de um Centro de Distribuição

Do ponto de vista operacional, são inúmeras as vantagens que justificam a contratação dos serviços ofertados por um Centro de Distribuição.

Pensando nisso, elaboramos um breve resumo sobre algumas delas. Veja a seguir:

Economia de custos de armazenamento e custos de transporte

Manter um espaço próprio para carga, descarga e armazenamento de mercadorias envolve alto custo de manutenção e de pessoal.

A contratação de um Centro de Distribuição pode contribuir não só para a redução de custos, como também para a lucratividade da empresa, visto que o preço de custo de um produto também é composto por despesas relacionadas ao esforço logístico e à manutenção de estoque.

Proteção e gerenciamento dos produtos

Investimento em câmeras de monitoramento e a presença de extintores de incêndio são medidas de segurança mínimas que todo o local de armazenamento deve ter.

Entretanto, um Centro de Distribuição foca no desenvolvimento de políticas de segurança para proteger não apenas as cargas, mas manter registros e controles a salvo.

Portanto, os CDs costumam investir em tecnologia para padronizar e controlar a movimentação dos produtos que estão sob sua responsabilidade de forma a garantir o correto gerenciamento deles.

Integração flexível com varejistas e fornecedores 

Promover a integração entre todos os atores da cadeia logística faz parte da missão de um Centro de Distribuição com foco na excelência operacional.

Por isso, o seu layout de funcionamento deve estar orientado para contemplar varejistas e fornecedores de forma a garantir a otimização dos processos e evitar transtornos operacionais.

Lead time mais apurado para realizar novas compras

Longos prazos de entrega influenciam na capacidade de venda a ponto de impactar outras áreas e promover gargalos na área de suprimentos impossibilitando novas compras. O lead time é um indicador de extrema relevância para o setor logístico como um todo. Seu conceito pode ser definido como tempo total de espera por determinado produto, desde a data em que a compra foi feita até a data de entrega.

Centro de Distribuição do Grupo Level

No Centro de Distribuição do Grupo Level prezamos pela agilidade operacional e eficiência logística com o objetivo de garantir a excelência das suas operações.

Nossa estrutura está localizada próxima de um dos maiores complexos portuários do Brasil. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes